11/01/08

Como é que comecei no Bonsai?

Como é que tudo isto começou? O hobby do bonsai é claro!

Depois de uma viagem ao oriente em 2002, onde observei vários exemplares nos vários locais de visita, integrados sobretudo em templos, fiquei com a curiosidade de ter também uma daquelas plantinhas miniatura. No regresso, por um acaso vi que numa loja do aeroporto existiam alguns bonsai à venda. Vim com um atrás.

Nessa altura não fazia a mínima ideia dos cuidados básicos a ter. Como gosto de plantas em geral, pensei que me ia safar. De regresso a Lisboa, dei conta da existência de um curso de bonsai na Luso Bonsai, em Campolide (Lisboa), bem perto do Jardim Zoológico. Decidi fazer o curso básico (na altura quatro aulas aos Sábados).

Depois foi o descobrir de um sem número de espécies, estilos, técnicas, regras de estética, cuidados, tipos de solo, vasos, arames, fertilizantes, enfim... tinha entrado neste hobby.

Ter um bonsai é quase como ter um filho, só que com a diferença que apenas gastamos uns 5 minutos por dia com ele, sobretudo a verificar a questão da rega. Depois os trabalhos maiores como as podas, o aramamento, o transplante (muda de solo e poda das raízes) são só em alturas específicas do ano.

O maior drama é na altura de férias e sobretudo se for no Verão. É preciso ter alguém de confiança, que não se esqueça de ir regá-los. Fora dessa altura do ano por um período de uma semana até se consegue ser inventivo para que os bonsai fiquem entregues a si próprios. Depois conto-vos!

Sem comentários: