17/01/08

Acer Palmatum - Junho 2003 Defoliação

A segunda quinzena de Junho é a melhor época para realizar a defoliação que é uma técnica que apenas se pode aplicar em caducas e nas Ficus. Consiste em retirar a totalidade (ou parte) das folhas do bonsai. Depois com uma boa exposição solar simula-se uma segunda Primavera e a árvore no seu impulso de crescimento produz uma nova brotação completa. As vantagens da defoliação são:


  • Redução do tamanho das novas folhas;

  • Densificação dos ramos. Onde antes existia uma folha, com a nova brotação do gomo dessa folha surge um novo ramo com diversas folhas. O bonsai fica mais preenchido;

  • Uma folhagem nova e mais bonita;

  • Melhoria das cores outonais.


Mãos à obra para a primeira defoliação deste Acer. As folhas devem ser cortadas deixando nos ramos a parte que as une a eles (o pecíolo). Enquanto o pecíolo não seca, fornece água ao gomo que irá brotar. Ao fim de uns 15 dias o pecíolo já caiu e já se vêm novos gomos.







1 comentário:

Cybele disse...

Olá, Miguel,
Sou iniciante na arte do bonsai.
Comprei um bonsai de pitanga no supermercado e ele ficou sem rega dois dias, o suficiente para causar a queda das folhas. Retornei as regas normalmente e até agora as folhas não nasceram novamente. Ele toma sol uma parte da tarde. Isso já tem uns quatro meses. O que eu faço?
Acabei de fazer o curso online da UOL, mas não teve interação com o professor.
obrigada
Cybele